Periodontia

É a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes.

Seus procedimentos visam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.

Ela oferece tratamento para :

Inflamação da gengiva, causada, no geral, por acúmulos bacterianos, placa e biofilme em volta dos dentes. Esse é um problema muito comum de ver nos consultórios e que pode atingir pessoas de todas as idades — principalmente por causa da má higienização. A gengivite se inicia de uma forma muito sutil, provocando pouco ou nenhum sintoma, então, você pode nem percebê-la.

Quando não tratada, a tendência da gengivite é continuar se agravando e pode alcançar outras estruturas e evoluir para a periodontite, que afeta tecidos mais profundos do periodonto. Esse quadro é bem mais severo e pode se tornar infeccioso, atingir os ligamentos periodontais e o osso alveolar, que mantêm os dentes presos à boca e pode levar à perda dentária.

Já o abscesso também é um tipo de inflamação, só que, neste caso, existe a produção de pus em um ponto específico da boca, seja ao redor do dente ou na raiz dele.

Alguns sintomas das doenças periodontais:

Gengivite:

• sangramento gengival;
• inchaço na gengiva;
• alteração de tonalidade do tecido;
• gosto ruim na boca;
• mau hálito.

Periodontite:

• Sintomas da gengivite de uma forma mais intensa;
• impressão de dentes mais longos;
• descolamento da gengiva;
• sensibilidade dentinária;
• mobilidade dentária.

Como tratar?

Raspagem no dente, para fazer a retirada do tártaro, também conhecido como cálculo dental (que é um acúmulo de bactérias endurecidas).

Raspagem subgengival,  a técnica, então, é aplicada para retirar o tártaro localizado nessa área mais escondida.

Raspagem periodontal, o periodontista faz a indicação de medicamentos ou produtos bucais com função terapêutica, para controlar os processos inflamatórios, receitando anti-inflamatórios, antibióticos e pastas de dente ou enxaguante bucal com função medicamentosa.

Cirurgias periodontais:

Gengivectomia / aumento de coroa clínica

É feita a retirada do excesso de gengiva, como para os pacientes com sorriso gengival (excesso de gengiva no sorriso). Entretanto, essa cirurgia periodontal não fica restrita à gengiva. Existem casos em que são necessárias intervenções ósseas, para promover uma melhor simetria, e isso também é feito pelo periodontista.

Gengivoplastia

Muita gente confunde a gengivectomia com a gengivoplastia, mas esta última técnica é voltada um pouco mais para a estética. Visa fazer uma plástica no tecido gengival para alcançar uma melhor simetria e harmonia.

Enxerto gengival

Esse tratamento periodontal é indicado para pacientes que apresentam algum tipo de retração da gengiva, problema que se caracteriza pelo encolhimento do tecido. Ele é acrescentado às regiões onde está faltando. Também pode ser feita para dar mais volume em um local em que a gengiva seja muito fina. Isso favorece tanto a saúde bucal quanto a estética do sorriso.

Frenectomia

Quando puxamos o lábio superior ou inferior ou levantamos a língua, conseguimos perceber uma pele muito fina de uma extremidade a outra. Ela é um tipo de membrana conhecida pelo nome de freio, que provoca problemas como limitação dos movimentos da língua ou alterações na fala e, ainda, caso atrapalhe as correções ortodônticas e a boa adaptação de próteses dentárias.

O que você está esperando?

Agende já sua avaliação

e conquiste o sorriso que você sempre quis.